sexta-feira, 17 de maio de 2013

Marketing Pessoal Ajuda a Determinar o Sucesso na Carreira





Para ter sucesso na carreira, os profissionais precisam desenvolver marcas pessoais que o diferenciem da multidão de concorrentes igualmente capacitados. Independentemente de ter sido alvo dos muitos cortes de pessoal realizados nos últimos meses, ou não, o gestor de TI que quiser garantir a segurança de sua carreira deve avaliar como está construindo sua própria imagem no mercado.

A maioria das pessoas, no entanto, está muito ocupada trabalhando e não tem tempo de pensar na reestruturação de suas marcas. Por isso, seguem aqui algumas perguntas que, ao serem respondidas, permitem a identificação dos pontos fracos nas ações de marketing pessoal. São elas:

• Você pode explicar, em poucas linhas, quais são os aspectos que o diferenciam dos outros?
• Se alguém fizer uma busca na internet com o seu nome, encontrará quais tipos de conteúdo?
• Você pode definir qual é seu público-alvo e as estratégias para conquistá-los?
• Seu visual é condizente com a mensagem que deseja passar por meio de sua marca pessoal?

Se a resposta foi “não” para alguma dessas questões, isso representa um sinal de que seu marketing pessoal não é muito eficiente. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a virar esse jogo:

• Mantenha o foco: defina-se da maneira mais específica possível, pois essa é a única forma de se manter na memória das pessoas. Esqueça o erro de mandar um currículo, por exemplo, e descrever-se como “profissional capacitado, espírito de liderança, comportamento colaborativo”. Todos fazem essa mesma coisa e, consequentemente, caem no esquecimento dos recrutadores.

• Diferencie-se: identifique em que aspectos você é diferente dos outros e exponha essa característica no currículo ou em entrevista de emprego. Mostre-se único.

• Avalie sua marca pessoal: assim como fabricantes analisam a aceitação, relevância e atualização dos produtos lançados, você deve se comparar aos concorrentes de tempos em tempos para identificar quais seus pontos fracos e fortes.


Catherine Kaputa é fundadora da SelfBrand LLC, consultoria especializada em marketing pessoal


Fonte: http://cio.uol.com.br/carreira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário